35 anos da Emef Sebastiana Cobra

domingo, 12 de setembro de 2010

EMEF “SEBASTIANA COBRA” – 35 ANOS

Pequeno Histórico dos 35 anos da escola




Início – anos 70

Nos anos 70, por iniciativa do então prefeito Sérgio Sobral de Oliveira, foram criadas as escolas municipais de São José dos Campos.

A Escola Municipal do Jardim das Indústrias surgiu, em 1975, para satisfazer as necessidades da população local que crescia e não tinha uma escola de ensino fundamental. Muitas vezes, crianças e adolescentes da região, tinham que atravessar a Rodovia Presidente Dutra para estudar na escola mais próxima, no bairro Parque Industrial.

A antiga Escola Municipal do Jardim das Indústrias funcionou em salas de madeira no terreno onde hoje se localiza a Paróquia São João Bosco.

A primeira diretora da escola foi a Profª. Maria América de Almeida Teixeira (1975-76), mais tarde Secretária de Educação do Município durante a gestão dos prefeitos Emanuel Fernandes e Eduardo Cury). .

Como a população aumentava rapidamente, surgiu a necessidade de um prédio maior e duradouro para a escola. No final dos anos 70 inicia-se, então, a construção do atual prédio da escola.
a Profª Sebastiana Cobra quando ainda lecionava (anos 50)

Nesse ínterim, em 1977, faleceu a Professora Sebastiana Cobra, uma das primeiras professoras formadas na antiga Escola Normal de São José dos Campos. Por decreto do prefeito Joaquim Bevilacqua (1978-1982) foi criado a Escola Municipal Profª. Sebastiana Cobra.



Anos 80

No início dos anos 80 (1980/81) a escola começou a funcionar no atual prédio, na Rua dos Amores Perfeitos, 95, Jd. das Indústrias, com salas mais amplas e em número maior.

Nessa época a escola  possui cargos diferenciados em relação à rede estadual: Orientador Pedagógico (OP) e Orientador Educacional (OE).

Em 1980 é criada a Biblioteca Vinicius de Moraes, hoje Sala de Leitura Vinicius de Moraes com grande acervo para atender crianças, adolescentes e professores.



Dos anos 90 a 2010

Nos anos 90 a escola passa a contar com dois períodos: manhã (ciclo II – antigas 5ª a 8ª séries) e tarde (ciclo I – antigas 1ª a 4ª séries).

Mais tarde é criado a EJA (Educação de Jovens e Adultos) funcionando no período noturno.
EJA - sala de Educação de Jovens e Adultos

A escola vai recebendo outras denominações: Escola de 1º Grau “Profª. Sebastiana Cobra” e, atualmente, Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª. Sebastiana Cobra”

Nesses 35 anos de funcionamento da escola vários funcionários – desde a Equipe de Direção até a equipe de limpeza – passaram pela escola. Alguns foram se aposentando, outros removidos para outras unidades.
Professor Benê (Ciências) - diretor da escola entre
1996 e 1997

A escola ficou famosa no bairro pela participação em gincanas, pelas suas festas juninas e outros eventos que envolviam – e envolvem – a comunidade.

100º Sebastiana Cobra - exposição dos alunos
Em 2008, por ocasião do 100º da Profª Sebastiana Cobra, foi feita uma grande homenagem envolvendo direção, professores, alunos, comunidade e parentes da homenageada.
100º Sebastiana Cobra - alunos coroinhas participaram da Missa em
homenagem à Profª Sebastiana Cobra
<><><><>
<>
<><><><>
Dona Juju, Dona Sônia e Dona Cláudia, sobrinhas
da Profª Sebastiana Cobra (2008)

Hoje, queremos mais uma vez homenagear os 35 anos de nossa escola.
AD Rosely - 2008

Muitos dos primeiros alunos de 35 anos atrás hoje são cidadãos responsáveis e pais dos atuais alunos que hoje freqüentam a escola. Todos nós – professores, alunos e familiares – somos um pouco responsável por essa amizade duradoura entre a escola e a comunidade.



PARABÉNS EMEF SEBASTIANA COBRA!

7 comentários:

  1. Axei Interesante Pois os alunos presisam desse apoio e o senhor esta nos dando :}
    THiago Bruno 7°B MANHA

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que a escola tinha site hj procurei e achei.Foi muito legal, conhecer a história da escola onde estudo e mais ainda descobrir que sou vizinho de uma das sobrinhas da Profª Sebastiana Cobra.
    Sandro Toline 7ºB

    ResponderExcluir
  3. nossa!!! fico muito feliz quando vejo algumas imagem como esta, que saudades da escola dos amigos o tempinho bom. na minha época a diretora era a dona graça gente boa.
    nós alunos tinhamos grande respeito por ela.
    uma pena que hoje em dia tudo mudou, ninguém se repeita mais.
    foi uma época muito boa na minha vida e as coisas boas que desfrutei trago comigo ate´´ hoje.
    grande abraço Valdete

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei de ter lido sobre a escola, meu pai estudou neste escola, onde eu tb estudo.
    Parabens Sebastiana Cobra pelo seu 35 anos. Adoro estudar nela.
    Giovanna Miranda 3 serie B. Prof Marcia Santana

    ResponderExcluir
  5. Adoro estudar nesta escola , onde meu pai estudou, meus tios, minha mae trabalhou como estagiaria e agora minha irma e eu temos também a oportunidade de estudar

    Parabéns para nossa querida escola

    Victor Augusto e Thaina 3B/1A

    ResponderExcluir
  6. Viviane Morciani 07 de Abril de 2012 16;27PMestudei tambem na Sebastiana Cobra e adorei.que tempo bom foi aquele.as crianças eram respeitadas e os professores tambem.sinto muitas saudades desta escola.minha filha estuda lá e meu filho se formou.todas as vezes que entro lá ,me emociono,pouis lembro das aulas que tive e das atividades que eram aplicadas para nós.quem da sebastiana cobra que estudou lá quizer conversar comigo,ficarei muito contente em responder aos e-mail,o meu é viviane.morciani@yahoo.com.br e meu fone é 12.88120228.um abraço vivi.

    ResponderExcluir
  7. blz alberto ,eu me chamo Sidnei Yonras ,estudei ai nessa escola no ano de 1975 com professora dona Mercia que eu e os outros alunos adoravamos ela era + Q MIL na segunda serie primario ,a diretora era na epoca dona AMERICA muito 1000 eu adorava ela ,se o senhor prof alberto tiver noticias e fotos de minha turma ,me lembro do abiatar,mustafa,anacleontem,rose,juçara,o kico peça pra eles entrar em contato comigo o meu face e SIDNEI YONRAS se comuniquem comigo pelo face aguardo eu sid

    ResponderExcluir