35 anos da Emef Sebastiana Cobra

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Personagens dessa história...

Profª Kátia (Português)       
Profª Débora (Português-Inglês)
2008
Prof.Benê (Ciências) 2008
Prof. Alberto e as senhoras Jujú e Sônia, sobrinhas da Profª
Sebastiana Cobra - residência da Dona Jujú 2008
a Diretora Ana Regina - 2008





















Profª Bethinha - Prof. do Futuro 2008

domingo, 12 de setembro de 2010

EMEF “SEBASTIANA COBRA” – 35 ANOS

Pequeno Histórico dos 35 anos da escola




Início – anos 70

Nos anos 70, por iniciativa do então prefeito Sérgio Sobral de Oliveira, foram criadas as escolas municipais de São José dos Campos.

A Escola Municipal do Jardim das Indústrias surgiu, em 1975, para satisfazer as necessidades da população local que crescia e não tinha uma escola de ensino fundamental. Muitas vezes, crianças e adolescentes da região, tinham que atravessar a Rodovia Presidente Dutra para estudar na escola mais próxima, no bairro Parque Industrial.

A antiga Escola Municipal do Jardim das Indústrias funcionou em salas de madeira no terreno onde hoje se localiza a Paróquia São João Bosco.

A primeira diretora da escola foi a Profª. Maria América de Almeida Teixeira (1975-76), mais tarde Secretária de Educação do Município durante a gestão dos prefeitos Emanuel Fernandes e Eduardo Cury). .

Como a população aumentava rapidamente, surgiu a necessidade de um prédio maior e duradouro para a escola. No final dos anos 70 inicia-se, então, a construção do atual prédio da escola.
a Profª Sebastiana Cobra quando ainda lecionava (anos 50)

Nesse ínterim, em 1977, faleceu a Professora Sebastiana Cobra, uma das primeiras professoras formadas na antiga Escola Normal de São José dos Campos. Por decreto do prefeito Joaquim Bevilacqua (1978-1982) foi criado a Escola Municipal Profª. Sebastiana Cobra.



Anos 80

No início dos anos 80 (1980/81) a escola começou a funcionar no atual prédio, na Rua dos Amores Perfeitos, 95, Jd. das Indústrias, com salas mais amplas e em número maior.

Nessa época a escola  possui cargos diferenciados em relação à rede estadual: Orientador Pedagógico (OP) e Orientador Educacional (OE).

Em 1980 é criada a Biblioteca Vinicius de Moraes, hoje Sala de Leitura Vinicius de Moraes com grande acervo para atender crianças, adolescentes e professores.



Dos anos 90 a 2010

Nos anos 90 a escola passa a contar com dois períodos: manhã (ciclo II – antigas 5ª a 8ª séries) e tarde (ciclo I – antigas 1ª a 4ª séries).

Mais tarde é criado a EJA (Educação de Jovens e Adultos) funcionando no período noturno.
EJA - sala de Educação de Jovens e Adultos

A escola vai recebendo outras denominações: Escola de 1º Grau “Profª. Sebastiana Cobra” e, atualmente, Escola Municipal de Ensino Fundamental “Profª. Sebastiana Cobra”

Nesses 35 anos de funcionamento da escola vários funcionários – desde a Equipe de Direção até a equipe de limpeza – passaram pela escola. Alguns foram se aposentando, outros removidos para outras unidades.
Professor Benê (Ciências) - diretor da escola entre
1996 e 1997

A escola ficou famosa no bairro pela participação em gincanas, pelas suas festas juninas e outros eventos que envolviam – e envolvem – a comunidade.

100º Sebastiana Cobra - exposição dos alunos
Em 2008, por ocasião do 100º da Profª Sebastiana Cobra, foi feita uma grande homenagem envolvendo direção, professores, alunos, comunidade e parentes da homenageada.
100º Sebastiana Cobra - alunos coroinhas participaram da Missa em
homenagem à Profª Sebastiana Cobra
<><><><>
<>
<><><><>
Dona Juju, Dona Sônia e Dona Cláudia, sobrinhas
da Profª Sebastiana Cobra (2008)

Hoje, queremos mais uma vez homenagear os 35 anos de nossa escola.
AD Rosely - 2008

Muitos dos primeiros alunos de 35 anos atrás hoje são cidadãos responsáveis e pais dos atuais alunos que hoje freqüentam a escola. Todos nós – professores, alunos e familiares – somos um pouco responsável por essa amizade duradoura entre a escola e a comunidade.



PARABÉNS EMEF SEBASTIANA COBRA!

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Primeira Guerra Mundial (1914-1918)

A Belle Époque

Toulouse-Lautrec e a Belle Èpoque

o O século XX inicia-se num estado de euforia. A Europa estava rica com os lucros da Revolução Industrial e com as riquezas vindas de suas colônias na África e Ásia.

o A conseqüência foi o progresso cientifico e tecnológico e o aproveitamento de novas fontes de energia – o homem inventando e criando novos produtos.

o Era o período da Belle Époque (1871-1914), caracterizado pelo otimismo e certeza da estabilidade e paz duradouras.

História - Brasil República

BRASIL REPÚBLICA – DOS MILITARES ÀS OLIGARQUIAS (1889-1930)


Os 1ºs presidentes do Brasil - Deodoro da Fonseca (1889-1891) e Floriano Peixoto (1891-1894)
A República da Espada (1889-1894)

o O papel do Exército na proclamação da República assegurou aos militares a chefia do novo governo – foi a República da Espada.

o Nessa época foi feita a 1ª Constituição Republicana, aprovada por uma Assembléia Constituinte composta por latifundiários e militares.